sábado, 21 de agosto de 2010

Guitarra Digital

Misa é guitarra digital sem cordas tocada através de um touchpad

PC World/EUA
25-01-2010
(David Saetang)

Instrumento completamente digital imita guitarras reais através de sensores para notas e touchpad de LCD que substitui cordas.

A guitarra foi usada pelo mundo por mais de meio século. Os “heróis da guitarra” do passado e do presente fizeram de tudo, de plugar em diversos pedais diferentes a usar vários objetos para tocar as cordas e modificar o som do instrumento. A guitarra Misa tenta continuar a tradição sendo uma guitarra completamente digital.

A guitarra Misa PE na verdade um avançado tipo de controlador Midi que é processado por uma CPU AMD Geode de 500 MHz e roda com um firmware baseado em Linux. Por ser em código aberto, o firmware pode ser modificado por programadores da maneira que desejarem. Enquanto os controles de MIDI e os sintetizadores que emulam guitarra não são nada novos para o mundo da música, a guitarra Misa não é como o que se encontra por aí.

A primeira coisa que dá para se perceber na Misa é que no centro da guitarra aparece um touchpad LCD de 8,4 polegadas. Isso é similar à guitarra que a banda Musa usa, exceto que o touchpad substitui as cordas.



O touchpad possui coordenadas x/y para o usuário conseguir os efeitos desejados. Fazer acordes, bater os dedos ou movimentá-los em diferentes áreas do touchpad causa diferentes modulações nos efeitos. Ele também sem sensores de toque, então quanto mais rápido bater, mais altas serão as notas, como uma guitarra real.

No braço da guitarra estão 144 sensores de notas no lugar de cordas. São cerca de 6 sensores entre os 24 trastes do braço, replicando uma guitarra de seis cordas. As notas não são feitas por pressão porque isso tornaria o instrumento mais difícil de ser tocado.

A guitarra Misa estará disponível nas cores branca e preta. O preço deve ser divulgado nos próximos dias.