quinta-feira, 3 de junho de 2010

Como montar um set de pedais



Não existe maior prazer para um guitarrista do que escolher os seus pedais de efeito, mas esta é apenas a primeira parte, porque a partir daí vem a hora de montar o Set Up, e começam as dores de cabeça: Cabos, ligações, peso, transporte, alimentação, mal-contato, cabo que não funciona…mas nao se preocupe, abaixo estão dicas muito importantes para voce não sofrer com esses problemas.

Case 12 pedais Landscape


Case ou Pedalboard – Se você quer um Set Up de pedais decente, no mínimo, um pedalboard é indispensável. Mas caso você não queira um case, pode ter certeza que vai ser um pluga/despluga danado, que além de incomodar, desgasta, dá trabalho e é ruim de transportar. A Landscape possui vários modelos de pedalboard e cases, na foto ao lado você vê o Case para 12 Pedais PB12, que é uma beleza de produto, e é grande o suficiente para caber Wah-Wah e pedais maiores, além de vir com a fonte de alimentação. Veja outros modelos Aqui.



Cabos – Não economize naqueles pequenos cabos de plugar um pedal no outro. Se você optou em usar pedais compactos, faça a coisa certa e invista em cabos de qualidade. Preste atenção, cabos ruins produzem chiado, roubam sinal, dão mal contato, e o pior: quando você mais precisa, eles pifam. Para não ter dor de cabeça, indicamos o Cabo da linha Master Textil da HAYONIK, ele possui malha com blindagem trançada em cobre e película de carbono semi condutiva, com 100% de eficiência contra interferências e chiados, além de ser extremamente resistente.

Fonte Para 4 Pedais Hayonik


Alimentação – Aqui você deve dedicar maior atenção, confira o consumo de cada pedal. Uma única fonte de 200mA pode não dar conta de alimentar todos os seus pedais. Por exemplo, um pedal Wah-Wah consome muito mais energia que um Distortion, se for Cry Baby, por exemplo, você vai precisar alimentá-lo separadamente dos outros pedais, com baterias ou outra fonte. Uma fonte muito boa, compacta e principalmente barata, o que facilita você comprar mais do que uma, é a Fonte Bos950 da HAYONIK, ela garante uma alimentação com tensão de 9Vdc livre de ruídos e sem variações, com capacidade de fornecimento de corrente de até 500mA.


Se existe algo que um guitarrista gosta é experimentar, testar e escolher efeitos e novas possibilidades para a sua guitarra. Sem desmerecer as novas pedaleiras digitais, mas nada como um bom set up de pedais. Existem alguns imprevistos, é verdade. Cabos, ligações, peso, transporte, alimentação, mal-contato… Mas tudo pode ser resolvido, principalmente se possuímos os pedais certos.

Para quem está começando, são sempre as mesmas perguntas: O que é um Delay? Meu Deus, pra que serve um overdrive? Reverb?? Veja abaixo:

Distorção


Sem dúvida o efeito mais procurado por aspirantes a guitarristas e guitarristas profissionais. Em geral a distorção corta fora as frequências extremas de um som, complicou? Em outras palavras, ela elimina os agudos mais agudos e os graves mais graves, consequentemente criando um efeito de distorção. A Distorção é bastante usada por guitarristas de grunge, metal, hard core, hard rock, emo e rock em geral. Bandas como Pearl Jam, Metalica, AC/DC e Rolling Stones. Para quem gosta de Metal, pedais de efeito como Metal Zone da BOSS, possuem controles eficientes que podem ser ajustados para conseguir um som bem pesado.

Overdrive


Se alguém te disse que Overdrive e Distorção é a mesma coisa, pode esquecer. O Overdrive é apenas um ajuste de ganho além do que o mecanismo eletrônico pode aguentar, é o que muitos guitarristas fazem sem pedal, como Slash (ex Guns n’Roses) faz, ele satura o ganho da sua Les Paul para produzir uma distorção mais leve, porém suja. As vezes o canal limpo do seu amplificador pode gerar um overdrive se você jogar o volume lá em cima. Frequentemente guitarristas de blues e de rock utilizam um pedal de overdrive para dar um som mais intenso a guitarra.

Chorus


O Chorus funciona como um espelho para o som que você está produzindo, deixa a impressão de estar tocando em um violão de 12 cordas. Ele é um efeito sutil, mas indispensável para performances ao vivo. Ele dá um efeito trêmulo ao som do instrumento.

Delay


Mas não confunda Chorus com Delay. O Delay atrasa o som, ele repete exatamente o que você tocou logo em seguida. Pode ser usado para dar profundidade ao som ou criar um efeito elegante. O bom guitarrista do U2, The Edge, usa muito esse efeito.

Flanger


O Flanger é basicamente um Chorus exagerado, soa quase como um avião a jato voando sobre você. Um excelente guitarrista que usa um pedal Flanger é Tom Morello (ex Rage Against The Machine e Audioslave).

Wah-Wah


Wah Wah é um pedal que altera o timbre. Você pode acionar o pedal para frente e para trás produzindo um som que soa como “Wah”. Ele é similar ao botão tone da sua guitarra. Um pedal Wah Wah muito bom, considerado como padrão da indústria, é o DUNLOP Crybaby.

Reverb


Reverb é um efeito que já vem incluso em muitos dos amplificadores. Ele simula a reflexão natural das ondas sonoras nas paredes do ambiente. Ele é frequentemente utilizado para dar uma sensação de profundidade ao som.

Mas existem muitos outros pedais como Phaser, Tremolo, Compressor, Octave, Whammy, Loop, Fuzz...que irei postar aqui no blog em breve... Rumo ao timbre perfeito...